simbolo_edited.png

CPAP  

Essa sigla que veio do inglês, significa Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua em vias aéreas, atualmente é considerado por muitos médicos o melhor e mais eficaz tratamento da apneia obstrutiva do sono, que, além do ronco, apresentam sintomas como dores de cabeça ao acordar, sonolência diurna, mau humor, fadiga, problemas de concentração, entre outros.

 

Esse equipamento que é nada mais do que uma máscara, proporciona noites mais confortáveis eles atuam liberando as vias aéreas e facilitando a respiração do paciente, e com o tempo obtendo uma maior qualidade de vida,

 

O CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso de alta tecnologia que se conecta, através de um circuito flexível à uma máscara ajustada ao nariz e boca do paciente.

instituto do sono.jpg

ADAPTAÇÃO DE CPAP

Os aparelhos CPAP e BIPAP são indicados no tratamento de distúrbios como apneia, ronco, entre outros. Eles atuam liberando as vias aéreas e facilitando a respiração do paciente. Podem ser solicitados após o exame polissonografia.

Para casos de apneia moderada a severa onde não há possibilidade de cura com cirurgia a terapia com CPAP está indicada. 

COMO COLOCAR O CPAP

Colocar a máscara no rosto, com o aparelho desligado,  ajustar as fitas da máscara, para que fique justa, deitar na cama e ajustar novamente a máscara.

Ligar o aparelho e respirar apenas pelo nariz, nos primeiros tempos é normal que a utilização do CPAP seja um pouco desconfortável, especialmente ao tentar colocar o ar para fora dos pulmões. No entanto, durante o sono o corpo não tem qualquer dificuldade em expirar e não haverá risco de parar de respirar.

TEREI QUE USAR O CPAP POR TODA VIDA?

Devemos lembrar que cada caso é um caso, mas provavelmente não. O CPAP pode ser encarado de duas formas: obrigação ou oportunidade de tratamento. O seu médico que é especialista em sono, irá indicar a máscara ideal para você e dirá também quanto tempo em média você levará para se adaptar, após isso cabe à ele também dizer em quanto tempo o seu caso será solucionado ou reduzido em relação a sua gravidade.

VANTAGENS

  • É o único tratamento na medicina do sono com índices de sucesso próximos a 100%.

  • Não necessita de perda de peso associada. A melhora dos sintomas é imediata.

  • O CPAP deve ser adaptado, após indicação médica, por fisioterapeuta especializada na área respiratória.

  • O CPAP tem uma pressão de tratamento variável de pessoa para pessoa, por este motivo há necessidade de realizar uma titulação em aparelho automático para que possamos verificar a pressão de tratamento e indicar o melhor modelo de equipamento.